A Melhor Dieta para a Menopausa: Quais Alimentos Devo Incluir?
A menopausa é um período de mudanças físicas extremas no corpo de uma mulher. Enquanto os níveis de estrogênio estão em declínio, há altos e baixos nos níveis hormonais ao longo do sistema. Estas flutuações provocam os sintomas da menopausa, que pode ter uma carga física e emocional em algumas mulheres. Além disso,as mulheres em transição através da fase da menopausa podem estar mais vulneráveis a desenvolver doenças relacionadas e condições de saúde. O que pode ser feito para proteger o corpo durante a menopausa? Um estilo de vida saudável ajuda a reduzir os riscos e aliviar os sintomas da menopausa. Uma das medidas mais importantes que uma mulher pode tomar para melhorar sua saúde atual e futura é a de manter uma dieta saudável.
A importância da dieta durante a menopausa
Os alimentos que você come e a maneira com que você os come podem fazer uma enorme diferença na forma como você se sente hoje e daqui a dez anos na estrada da vida. Os alimentos que você come, em essência, são o combustível que ajuda o corpo a funcionar. Se você estiver usando combustível com as quantidades adequadas de nutrientes, então você está abastecendo o corpo com as coisas que ele precisa para funcionar nos níveis mais altos possíveis. A falta de nutrição adequada pode resultar em lentidão, ganho de peso e baixa resistência a doenças, riscos mais elevados em desenvolver sérios problemas de saúde e aumento na freqüência e intensidade dos sintomas da menopausa.
O mesmo vale para comer as coisas erradas. Hábitos alimentares pouco saudáveis aumentam a probabilidade de problemas relacionados com a saúde em desenvolvimento durante a menopausa e fazer com que você não se senta saudável. Os níveis de energia podem ser afetados, bem como os processos cognitivos. Embora seu corpo esteja se adaptando às mudanças trazidas pela menopausa ele precisa de todo o apoio que possa obter.
O que deve ser incluído em uma dieta na menopausa?
Os princípios de uma dieta saudável e equilibrada incluem porções diárias recomendadas de proteínas magras, frutas, vegetais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, cereais integrais para fibras e ingestão adequada de água. Determinar os valores de uma porção adequada também é vital. Isso depende de quantas calorias você precisa consumir para manter um peso corporal saudável. Se você tem acumulado alguns quilos extras devido ao processo natural de envelhecimento e um metabolismo mais lento, você pode limitar suas porções para obter o número de calorias que são necessárias, mas cortar qualquer extras.
Os alimentos que são ricos em cálcio e ferro são importantes para ajudar a afastar o risco de osteoporose e anemia. Isto inclui a couve, cereais fortificados, aspargos, carnes, ovos, verduras, damascos datas, passas e figos.
Impulsionar o seu sistema imunológico pela ingestão de alimentos que contenham zinco, tais são carnes em conserva, mariscos, fígado, nozes, queijo e cereais integrais. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, os quais incluem mariscos, salmão, truta, e muitos outros tipos de peixes. Além disso, seu corpo precisa de uma ampla gama de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, D, E e complexo B. A maioria destas pode ser absorvida através dos alimentos que você consome (e uma dose de luz solar para a vitamina D), mas você pode querer considerar uma suplementação saudável de vitaminas e minerais.
Alimentos complementares que aliviam os sintomas da menopausa
Os alimentos que contêm compostos hormonais equilibrados são ideais para administrar os sintomas da menopausa que podem ocorrer. Devido a falta de estrogênio ser o culpada, a substituição de forma natural é a forma mais segura e mais saudável para trazer alívio. Os fitoestrógenos e isoflavonas funcionam como estrogênio no organismo. Você pode obter doses fracas pela ingestão de alimentos que contêm esses compostos. Eles incluem soja e produtos de soja (orgânica, ou estará se enchendo de transgênicos), cohosh preto (chá) de, dong quai, inhame selvagem, linhaça, farelo e uma série de cereais e nozes.
Uma opção alternativa é também o Chá de Folhas de Amoras, que tem mostrado excelentes resultados para amenizar ou até remover por completo os sintomas da menopausa.
Os suplementos para a menopausa que contêm doses concentradas mais elevadas destes compostos estão disponíveis on-line e em lojas de alimentos saudáveis. Se os sintomas da menopausa se tornarem graves, estas são alternativas úteis para combinar com uma dieta saudável e equilibrada.
Como sua dieta pode reduzir os riscos futuros de saúde?
Quando combinada com o exercício regular, uma dieta saudável e equilibrada pode impulsionar o seu sistema imunológico e oferecer proteção contra doenças ósseas, doenças cardiovasculares e diabetes, que são riscos elevados durante a menopausa.
Quais os alimentos que devem ser limitados ou evitados?
Evite quantidades excessivas de álcool, gorduras, açúcares, cafeína e grandes quantidades de sal em sua dieta. Estes oferecem pouco valor nutritivo e podem realmente contribuir para os seus fatores de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde graves, incluindo o ganho de peso durante a menopausa.
Conclusão
Ter uma dieta saudável e equilibrada durante a menopausa pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças graves no futuro. Além disso, dando ao seu corpo uma dose diária das coisas que ele precisa para funcionar adequadamente, combinados com o exercício e evitando os alimentos que não são saudáveis, você vai notar que sua saúde vai melhorar e você vai se sentir mais energizada ao longo dia.
Leia mais:
O Milagre do Chá de Folhas de Amoras
Leia mais: http://www.noticiasnaturais.com/2014/09/a-melhor-dieta-para-a-menopausa-quais-alimentos-devo-incluir/#ixzz3CNZEg0dz
Nenhum comentário:
Postar um comentário