Regulação do potássio
O potássio desempenha um papel principal no metabolismo celular e no funcionamento celular nervoso e muscular. Ao contrário do sódio, a maior parte do potássio do corpo está localizada no interior das células, não no líquido extracelular nem no sangue.
A concentração de potássio no sangue deve manter-se dentro de uma margem limitada. Uma concentração de potássio demasiado elevada ou demasiado baixa pode ter consequências graves, como um ritmo cardíaco anormal ou uma paragem cardíaca. O potássio armazenado no interior das células contribui para manter constante a concentração deste no sangue.
Como o de outros electrólitos, o equilíbrio do potássio atinge-se quando a quantidade ingerida através dos alimentos é equivalente à quantidade excretada. Embora se perca um pouco de potássio através do aparelho digestivo, a maior parte abandona o corpo pela urina.
Normalmente, os rins modificam a excreção de potássio para equilibrar as alterações no consumo alimentar. Alguns medicamentos e certas circunstâncias fazem com que o potássio se desloque para dentro ou para fora das células, afectando também de um modo importante a concentração de potássio no sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário