quinta-feira, 17 de julho de 2014

BAIXA CONCENTRAÇÃO DE CÁLCIO

Baixas concentrações de cálcio


A hipocalcemia (valor baixo do cálcio sanguíneo) é uma concentração de cálcio no sangue inferior a 8,8 mg por decilitro de sangue.
A concentração de cálcio no sangue pode ser baixa em resultado de vários problemas diferentes. A hipocalcemia é mais frequente nas perturbações que têm como resultado uma perda crónica de cálcio na urina ou uma incapacidade para o mobilizar a partir dos ossos. A maior parte do cálcio no sangue é transportado pela proteína albumina; por este motivo, a escassez de albumina no sangue produz nele uma baixa concentração de cálcio. Contudo, a hipocalcemia provocada por uma escassa quantidade de albumina não é em geral importante, porque só o cálcio que não está ligado à albumina pode evitar os sintomas de hipocalcemia.
Sintomas e diagnóstico
A concentração de cálcio no sangue pode estar anormalmente baixa sem produzir qualquer sintoma. Ao fim de um certo tempo, a hipocalcemia pode afectar o cérebro e provocar sintomas neurológicos como confusão, perda da memória, delírio, depressão e alucinações. Estes sintomas são reversíveis caso o cálcio seja reposto. Uma concentração extremamente baixa de cálcio (inferior a 7 mg por decilitro de sangue) pode causar dores musculares e formigueiro, com frequência nos lábios, língua, dedos das mãos e pés. Também pode provocar convulsões e espasmos dos músculos da garganta (criando dificuldades na respiração), assim como tetania (rigidez geral e espasmos musculares) nos casos mais graves. Podem verificar-se alterações no sistema de condução eléctrica do coração, visíveis num electrocardiograma.
Uma concentração anormal de cálcio no sangue pode ser detectada sem dificuldade através de uma análise de sangue de rotina; portanto, a hipocalcemia pode ser diagnosticada inclusive antes de os sintomas aparecerem. Uma vez detectada a hipocalcemia, a determinação das suas causas exige uma história clínica pormenorizada, um exame físico e outras análises de sangue e de urina.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com a causa. O nível de cálcio pode ser reconstituído quer seja por via endovenosa, quer por via oral. As pessoas com hipocalcemia crónica podem resolver o problema com suplementos de cálcio por via oral. Depois do aparecimento dos sintomas costuma ser necessária a via endovenosa. Tomando suplementos de vitamina D, aumenta a absorção do cálcio proveniente do tracto gastrointestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário