Advantame: “A Nova Geração de Adoçantes Artificiais”
Você pode pensar que o mundo não precisa de um adoçante artificial mais potente, mas o grupo Ajinomoto discorda.
Esta empresa japonesa produz a maioria do Glutamato Monossódico (MSG) do mundo e é também o principal fornecedor de aspartame. Ele adquiriu o seu negócio de aspartame da Monsanto, em 2000, por 67 milhões de dólares.
Eles pensaram que o aspartame, possivelmente o adoçante mais perigoso no mercado, precisava de um upgrade. Então eles adicionaram o sabor artificial vanilina ao aspartame e desenvolveram uma versão “nova e melhorada” que eles chamaram de Advantame.
A Food & Drug Administration (FDA) dos EUA anunciou a aprovação do Advantame no mês passado. Vamos dar uma olhada no que se sabe sobre este novo adoçante de “alta intensidade”.
(“De alta intensidade” é agora o termo preferido da indústria, talvez para se distanciar de ser artificial?)
“Benefícios” do Advantame
Aqui estão os “benefícios” relatados do Advantame:
* É 20.000 vezes mais doce do que o açúcar branco. Em comparação ao aspartame, sucralose e sacarina que variam entre 200 à 700 vezes mais doces que o açúcar. Veja este gráfico de comparação.
* Ele é estável quando aquecido. Ele foi aprovado para uso em alimentos assados, refrigerantes, chicletes, doces e coberturas, sobremesas congeladas, gelatinas e pudins, doces e geleias, frutas processadas e sucos de frutas, coberturas e xaropes.
* De acordo com o Grupo Ajinomoto, que tem um “sabor puro e doce muito semelhante ao aspartame”. Um ponto de venda duvidoso.
Estudos
De acordo com a FDA, 37 estudos – em seres humanos e animais – foram revisados antes da decisão ser feita de colocar o Advantame no mercado.
O Centro de Ciência no Interesse Público informou que em um estudo chave do câncer, o número de ratos que sobreviveram ao final de um estudo foi abaixo das próprias recomendações da FDA. Mas isso não impediu a aprovação da FDA.
Dois erros não fazem um acerto
É muito cedo para relatar os efeitos colaterais para este adoçante. Mas vamos dar uma olhada em seus dois componentes – aspartame e vanilina.
O aspartame é composto de três produtos químicos tóxicos: ácido aspártico, fenilalanina, e metanol.
Atualmente, existem 92 categorias de queixas apresentadas contra o aspartame por meio da FDA.
O site MedicineNet.com relata que dos 166 estudos sobre o aspartame, 100% daqueles financiados pelo fabricante confirmaram a segurança do aspartame, enquanto 92% dos estudos financiados independentemente consolidaram que era inseguro.
De acordo com a conservadora American Cancer Society: “Foram feitas afirmações de que o aspartame está relacionado com os efeitos na saúde que vão desde problemas leves, como dor de cabeça, tontura, sintomas digestivos e alterações no humor, à problemas de saúde mais graves, como a doença de Alzheimer, defeitos de nascimento , diabetes, a síndrome da guerra do golfo, distúrbios de déficit de atenção, mal de Parkinson, lúpus, esclerose múltipla e convulsões.”
Vanilina é uma versão sintética de sabor natural de baunilha, que é extraído de sementes de orquídeas baunilha. A demanda por este sabor universalmente amado sempre excedeu a produção assim houveram muitos processos ao longo dos anos para a fabricação dela artificialmente.
Atualmente algumas vanilinas são feitas a partir de lignina, um subproduto das indústrias de papel e celulose de madeira. Mas mais vanilina é feita a partir de guaiacol, um precursor da petroquímica.
Arrogância Corporativa
Enquanto eu estava fazendo uma pesquisa para este artigo, eu achei uma atitude arrogante e condescendente entre os fornecedores de Advantame. Aqui estão alguns dos sentimentos que eles manifestaram publicamente:
“… Os adoçantes de baixas calorias têm sido criticados por pessoas que, por uma variedade de razões, gostam de perturbar o público sobre a segurança dos alimentos e bebidas que eles gostam.” - observação no site do Grupo Ajinomoto
“A única maneira isto pode prejudicá-lo é se você for atropelado por um caminhão que foi entregá-lo.” – Josh Bloom do Conselho Americano de Ciência e Saúde
Em breve!
O Advantame também foi aprovado para uso na Austrália e Nova Zelândia. Aprovações finais estão pendentes no Japão e pela União Europeia.
Advantame é um termo genérico – não é um nome de marca. Uma vez que ele entrar na cadeia alimentar é quase certo ser dado um nome de marca cativante semelhante a Sweet and Low, Splenda, ou Equal.
Então, agora eu não posso dizer exatamente o que você precisa observar. Mas a melhor maneira de evitar este e todos os outros aditivos alimentares potencialmente perigosos é ficar com a alimentação de “verdade”. E se você necessitar comer alguma coisa de uma caixa ou um pacote, leia o rótulo com muito cuidado.
Não encontrei nada sobre a aprovação do Advantame no Brasil.
Leia mais:
[Estudo] Adoçantes com Sucralose Podem ter Efeitos Neurotóxicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário