Meninas Estão Atingindo a Puberdade aos 9 Anos Graças a Produtos Químicos nos Alimentos
|
A média da idade de puberdade nas meninas está agora a nove anos, em um fenômeno cada vez mais sendo atribuído ao aumento da obesidade e da exposição a poluentes presentes nos alimentos, que desregulam os hormônios.
O estudo foi realizado em 2009 por pesquisadores do renomado Departamento de Crescimento e Reprodução no Hospital Universitário de Copenhagem, na Dinamarca. Os pesquisadores descobriram que, entre 1.000 meninas, a idade média do desenvolvimento dos seios foi de 9 anos e 10 meses, um ano antes do prazo, quando um estudo semelhante foi realizado em 1991.
“Ficamos muito surpresos por haver tal mudança em um período de apenas 15 anos“, disse o pesquisador Anders Juul.
Apesar do estudo ter sido realizado na Dinamarca, os especialistas acreditam que se aplica a outras partes do Primeiro Mundo, incluindo Europa e nos Estados Unidos. Essa menor idade de maturação é ainda mais impressionante quando comparado com o século 19, quando as meninas chegavam à puberdade com uma idade média de 15 anos, e os meninos chegavam aos 17 anos. Desde então, a idade da puberdade foi retrocedendo de forma constante, até 14 anos para meninos e 12 anos para meninas, e foram formalmente declarados “normal” na década de 1960. Estes números foram baseados na idade média da primeira menstruação para as meninas e mudança de voz para os meninos.
Não são apenas os estudos científicos que sugerem esses números são agora obsoletos; relatos de meninos que abandonam o coral quando suas vozes mudam aos 12 ou 13 anos são generalizados.
De acordo com Richard Stanhope, um especialista em distúrbios hormonais na infância, os especialistas estão convencidos de que a puberdade precoce é um fenômeno real.
Puberdade precoce pode ser difícil para as crianças que estão maduras fisicamente, mas emocionalmente ainda jovem, alertam os especialistas.
“Tudo que nós experimentamos como adolescentes são difíceis o suficiente para lidar, mas quando isso acontece com 10 ou 11 aos é muito pior“, disse Stanhope. “Essas crianças também estão em um risco muito maior de serem vítimas de abuso sexual, porque é difícil para alguns adultos compreender e se comportar adequadamente em relação a eles“.
Uma menina entrevistada anonimamente pelo Times de Londres disse que seu desenvolvimento precoce levou a receber provocações na escola.
“Eu tive que usar um sutiã aos nove anos“, disse ela. “Eu costumava fingir estar doente para não ter que trocar de roupa para a aula de educação física. A pior parte eram os homens dando em cima de mim como se eu fosse uma mulher adulta, quando na verdade eu tinha apenas 11 anos“.
Os riscos biológicos podem ser terríveis. O início precoce da menstruação nas meninas significa uma vida mais longa de exposição ao estrógeno, que tem sido associado a um risco aumentado de câncer de mama e doenças cardíacas.
“Se as meninas amadurecem mais cedo, eles se deparam com problemas de adolescentes em uma idade precoce e elas são mais propensas a doenças mais tarde“, disse Juul. “Devemos estar preocupados com isso, independentemente do que achamos que poderia ser a causa. É um sinal claro de que algo está afetando nossos filhos, se é a comida industrializada, produtos químicos ambientais ou falta de atividade física“.
“Nós não sabemos se é o resultado de uma melhor nutrição e fatores ambientais, mas isto cria problemas sociais para as meninas que já estão vivendo em uma sociedade sexualizada“, concordou Richard Sharpe, chefe da unidade de ciências reprodutivas humano para os Estados Conselho de Pesquisa Médica do Reino.
A causa da puberdade precoce continua a ser contestada, mas a condição foi convincentemente ligada tanto ao aumento das taxas de obesidade como à exposição a toxinas de desregulação endócrina como o bisfenol A, substância química encontrada em garrafas plásticas de água e revestimento interno de alimentos enlatados e bebidas.
Apoiando ambas as hipóteses, um estudo recente publicado no jornal científico Public Health Nutrition (Nutrição em Saúde Pública) descobriram que, enquanto apenas 35 por cento das meninas que comiam carne quatro vezes por semana ou menos tinham atingido a puberdade aos 12 anos e meio, 49 por cento das que comiam carne 12 vezes por semana já tinham atingido a puberdade.
Os níveis de poluentes orgânicos persistentes são tipicamente mais elevados em alimentos ricos em gordura animal, como carnes e laticínios.
OBS.: O maior causador de menstruação precoce são os laticínios !
Prof. Fernando Lo Iácono
Leia mais:
Químicos Presentes em Pasta de Dente, Protetor Solar e Sabonete Podem Causar Infertilidade
Leia mais: http://www.noticiasnaturais.com/2014/10/meninas-estao-atingindo-a-puberdade-aos-9-anos-gracas-a-produtos-quimicos-nos-alimentos/#ixzz3FfrjUpO0
Nenhum comentário:
Postar um comentário