Vitamina C Reduz a Pressão Arterial, Melhora a Função Vascular e Baixa o Risco de Infarto e Derrame
A pressão alta, inclusive antes de ser diagnosticada clinicamente como hipertensão, é um fator de risco significativo na doença cardíaca e derrame cerebral. Elevações de apenas 3 à 5 milimetros de mercúrio podem elevar dramaticamente o risco de um infarto fatal ou eventos vasculares cerebrais. Quase 30 por cento dos adultos americanos têm pressão alta ou hipertensão, o que os colocam em um maior risco de progressão da doença.
Pesquisadores da Jonhs Hopkins University School of Medicine, publicaram o resultado de um estudo que mostra a importância da suplementação de vitamina C para baixar a pressão arterial no American Journal of Clinical Nutrition. O autor principal do estudo, Dr. Peter R. Miller, comentou “nossa pesquisa sugere uma modesta redução na pressão arterial com a suplementação de vitamina C“, observando que se tomada a vitamina C em doses mais altas de que é sugerida pela exigência diária recomendada, a pressão arterial é reduzida suficientemente para diminuir o risco de um infarto ou um derrame cerebral.
O estudo incluiu uma metanálise de 29 aleatórios ensaios clínicos controlados e publicados que reportaram valores de pressão arterial sistólica ou diastólica e também em comparação com o consumo de vitamina C e com um placebo. Muitos especialistas em nutrição acreditam que grandes quantidades de vitamina C, um micro-nutriente essencial que é encontrado principalmente em frutas e verduras, poderá diminuir a pressão arterial, mas ainda falta um estudo formal para provar estas hipóteses.
A suplementação de vitamina C reduz eficazmente a pressão arterial na prevenção do derrame cerebral e doença cardíaca
Os pesquisadores encontraram que tomar uma média de 500 miligramas de vitamina C diariamente, cinco vezes do recomendado diário, reduz a pressão arterial em 3,84 milímetros de mercúrio em curto prazo. Entre aqueles diagnosticados com hipertensão arterial, a queda foi quase de cinco milímetros de mercúrio. Embora estes resultados não soem exagerados, podem ser suficientes para diminuir consideravelmente os riscos cardiovasculares e de derrame cerebral para os milhões de adultos diagnosticados com hipertensão leve.
O Dr. Miller concluiu que “Apesar da nossa pesquisa ter encontrado apenas um impacto moderado na pressão arterial, se toda a população dos EUA reduzisse a pressão arterial em três milímetros de mercúrio, haveria muito menos derrames cerebrais“. A equipe observou que o efeito da suplementação de vitamina C, a qual diminuiu a pressão arterial, provavelmente é devido aos efeitos biológicos e fisiológicos dos nutrientes. A vitamina C atua como um diurético fazendo com que os rins eliminem mais água e sódio do corpo, o que ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
A vitamina C também melhora a função endotelial das delicadas paredes arteriais, eficazmente restaurando a elasticidade e organizando micro-fissuras dos vasos sanguíneos que conduzem a formação da placa arterial. A maioria dos especialistas em nutrição recomendam até três gramas de suplementação de vitamina C por dia para uma ótima proteção da hipertensão, doença cardiovascular e derrame cerebral.
Leia mais:
Vitamina C – A Melhor e Mais Poderosa das Vitaminas
Nenhum comentário:
Postar um comentário