sábado, 20 de fevereiro de 2016

LIMPEZA DA LÍNGUA E DA BOCA



AYURVEDA – DINACHARYA – ROTINA DIÁRIA SAUDÁVEL


Começando o dia de uma maneira inspiradora e revigorante afeta positivamente a nossa saúde geral. Ayurveda, a antiga arte e ciência da saúde e da vida na Índia, reconhece o poder e o potencial de que as práticas da parte da manhã, ao levantarmos, nos fornece para realmente termos o controle e domínio da nossa saúde e nossas vidas em nossas próprias mãos, cuidando melhor de nós mesmos!

Porque o Ayurveda mudou a minha vida de inúmeras maneiras para melhor, e tornou-me um apaixonado estudante, professor e praticante deste grande sistema de conhecimento e saúde milenar,  agora tenho o prazer de compartilhar meus três rituais favoritos ayurvédicos que faço ao acordar, de manhã cedo, para harmonizar verdadeiramente minhas manhãs e melhorar o meu astral e minha saúde em geral.

OS GRANDES MESTRES INDIANOS PRATICAM ESTAS DICAS

1. Olhe para suas mãos logo ao acordar  sentado na sua cama

A primeira coisa que faço quando acordo é juntar as minhas mãos, como se estivesse segurando água neles, bem na frente do meu coração, do meu peito, como se tivesse lendo algum texto na palma das duas mãos juntas na minha frente. Eu, então, afirmo que os poderes da abundância, sabedoria e poder pessoal residem nas palmas das minhas próprias mãos.

Este é um antigo ritual de autoafirmação que aprendi com meu professor de Ayurveda, Acharya Shunya (que cresceu em uma família de sábios védicos que têm praticado este ritual sagrado para milhares de anos), para se conectar com essa grande força divina, habitando no poder das nossas almas que reside dentro de cada um de nós.

Usamos nossas mãos para cumprimentar, trabalhar, jogar, cozinhar, comer, limpar, tomar banho, faxinar, acariciar, abençoar, curar, orar, rezar, dar passes, aplicar o reiki, etc..., e de outra maneira agir e interagir com o mundo em um número infinito de maneiras. Quando nós conscientemente olhamos para nossas mãos, todas as manhãs, estamos capacitados para abençoar nossas próprias mãos e para agir de maneira que elas possam mais eficientemente beneficiar a nós mesmos e aos outros, pois é ajudando que somos ajudados, é dando que se recebe, é amando que somos amados, etc...

Podemos também afirmar que há um poder invisível, espiritual que orienta todos os seres e coisas, esta prática tem sido um instrumento para ajudar-me a superar muitos dos meus próprios problemas de auto controle,  que me levou a distúrbios alimentares no passado. Agora com mais experiência e maturidade, em vez disso, a doçura de render o meu ego para o meu próprio Ser superior me faz um bem imenso.

A primeira ação que realizamos todas as manhãs tem uma maneira profunda de definir como será  o resto do nosso dia. E as ações que tomamos em uma base consistente tornam-se hábitos, que, por sua vez, formam o nosso caráter, e passam a produzir, em última análise, o nosso destino. Como o antigo texto védico, os Upanishads, ensina:

"Semeie uma ação; colha um hábito
Semeie um hábito; colha um caráter
Semeie um caráter; colha um destino. "

Seu destino está em suas próprias mãos!

2. Beba água morna.

A nossa capacidade digestiva é chamado Jatar Agni (fogo digestivo) em Ayurveda, e é considerado o  indicador número um da nossa saúde geral, de acordo com os antigos textos ayurvédicos. Quando a nossa digestão ( AGNI ) é pobre, muito lento, ou maçante, nossos corpos também irão se sentir fracos, estressados, e muitas vezes como se algo é simplesmente estivesse "preso" dentro de nós. Porque a mente está profundamente interligada com o corpo, também vai experimentar uma grande quantidade de confusão mental e de inércia quando somos incapazes de digerir e eliminar os alimentos corretamente.

Temos de ser capazes de fisicamente, bem como mental e emocionalmente, deixar de ir o que não nos serve mais, a fim de abrir o caminho para os criadores de saúde em nossas mentes e corpos.

O ato de beber água morna logo após acordar de manhã é um estimulante extremamente útil para nos permitir eliminar todas as toxinas já no início da manhã (ao acordar o Ayurveda diz ser o melhor momento do dia para a eliminação de todas as toxinas). Se o fizer, melhorará a nossa capacidade digestiva, e a melhor capacidade digestiva significa um corpo e mente saudáveis. O capítulo cinco da seção Purvakhanda de um texto Ayurveda antigo chamado Bhavaprakash nos informa que este ritual da parte da manhã adicionalmente beneficia os problemas de hemorroidas, edemas, febre crônica, cólicas, gases, indigestão, doenças de pele, dores de ouvido, dores de cabeça, dores de garganta, doenças oculares e doenças relacionadas com certos traumas.

Beber água quente deveria ser a primeira coisa a se fazer na parte da manhã, antes de ingerir qq outra coisa - e, em seguida, ao longo do dia quando estiver com sede -  contribuíu grandemente para transformar positivamente muitos anos de distúrbios digestivos na minha vida e eliminando muitas toxinas acumuladas ao longo dos anos. Começando a fazer isso em uma base diária, você também vai começar a ver a diferença na sua capacidade digestiva ao longo do tempo e melhor saúde e disposição geral.

3. Despeje a água ao sol ( Surya, Aditya )

As tradições Ayurveda e yoga têm adorado o Sol ( Surya ) como fonte de saúde, poder pessoal, abundância,conhecimento espiritual, sabedoria e força desde tempos imemoriais. O sol, a grande fonte de PRANA ou ENERGIA DA VIDA, está presente mesmo em dias escuros e nublados, embora nem sempre sejamos capazes de vê-lo, assim como o nosso eu superior está sempre lá dentro de nós mesmos para guiar-nos, mesmo que nem sempre possamos ser capaz de reconhecer e ouvir seus sussurros silenciosos ( intuições ) interiores.

Eu preencho um pequeno copo ou vaso de cobre (chamado de Kalash) com água e amor e depois derramando-o para o sol todas as manhãs para reforçar as qualidades do sol dentro de mim. Acho que esta prática também ajuda a me conectar com a minha mais elevada essência, com meu Eu, enchendo-me com o brilho da minha própria essência divina transcendental, o meu Ser, o meu Eu maior.

Experimente estes rituais amanhã de manhã, e você, também, pode começar a equilibrar suas manhãs com a sabedoria antiga do Ayurveda, para uma vida ainda mais saudável e feliz.

OBS.: I - Também é recomendado o JALA NETI ou lavagem nasal, com água natural morna com uma pitada de sal marinho e bicarbonato de sódio, para quem tem tendência à problemas respiratórios como rinite e sinusite! Introduz-se um pouco de água morna com sal e bicarbonato de  sódio numa narina e deixamos sair pela outra narina, sempre em cima da pia do seu banheiro, com a cabeça inclinada para frente e para baixo, como se estivesse lavando a face e/ou os olhos. Pela própria força da gravidade a água morna salgada sai pela outra narina, ou seja, passa de uma para a outra.

Vídeo demonstrativo no Youtube do JALA NETI que usa o LOTA ( jarrinha de plástico ):




OBS.: II – Raspar a língua antes de escovar os dentes, para retirar aquela borra ou camada de sujeira branca, cheia de bactérias, que geralmente é muco e/ou AMA ( toxinas ) que subiram do estômago para a língua durante a noite de sono. Por isto muitas pessoas acordam com pigarro preso na garganta! Na Índia se encontra em qq lugar os raspadores de língua de todo tipo de matéria: cobre, prata, ferro, alumínio, etc... e agora até mesmo de plástico aqui nas DROGARIAS de todo Brasil ! 

Programa ANA MARIA BRAGA mostrando como limpar e higienizar a língua e a boca:
                                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário