Famosa por ser afrodisíaca, a catuaba tem por nome científico Anemopaegma Mirandum. Porém, poucos sabem que essa planta pode ser usada como medicamento natural para muitos problemas de saúde. A catuaba possui vasodilatadores, ou seja, dilata os vasos sanguíneos e estimula a circulação. Por isso é indicada em casos de impotência sexual: a planta melhora a circulação do sangue nos órgãos íntimos e dá mais energia ao organismo.
Uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP ( Universidade de São Paulo ) revelou que a catuaba combate até celulite! O extrato da planta contribui com a drenagem linfática e com a micro circulação na pele. Durante 60 dias, 40 mulheres participaram da pesquisa, utilizando um creme a base de catuaba e marapuama (outra planta que contribui para a circulação do sangue) diariamente. Foi observada melhora na circulação da Região afetada e uma leve diminuição das celulites e das medidas.
Libido
A Casca de catuaba foi descoberta pelos índios Tupi e usada inicialmente para aumentar a libido. A erva foi originalmente fervida para fazer chá, mas hoje ela está disponível como uma cápsula e pode ser encontrada em lojas de alimentos saudáveis ou em algumas farmácias. Embora a eficácia não é comprovada cientificamente, diz-se que esta casca estimula o sistema nervoso e aumenta a libido.
Humor
Casca de catuaba pode ajudar a melhorar o humor, ajudando com sintomas de depressão e ansiedade. Pode ser eficaz para aumentar o humor devido aos sentimentos de euforia que se dizem resultarem do uso. Esta erva pode não ser eficaz para o tratamento de condições graves, visto que os efeitos são temporários.
Anti-Viral
Casca de catuaba também tem propriedades antibacterianas e antivirais, o que pode ajudar aqueles com condições existentes e em cortar as bactérias. No Brasil, a casca é colocada em uma garrafa de cachaça ou rum, o que é dito para tirar suas propriedades.
Para aqueles tomam a erva, os efeitos são sentidos dentro de algumas semanas de uso regular. De acordo com Dr. Meira Penna, quando usada como afrodisíaco, a casca catuaba é inocente visto que ela pode ser usada sem nenhum efeito secundário.
Indicações
O consumo da catuaba é indicado para pessoas que sofrem de bronquite crônica; neurastenia; insônia; depressão; nervosismo excessivo; fadiga; esgotamento mental e físico; falta de concentração e memória; entre outras.
Embora possa proporcionar diversos benefícios ao organismo, a catuaba é conhecida nacionalmente por suas propriedades afrodisíacas e vasodilatadores. Em conjunto essas propriedades prometem eliminar a frigidez, impotência sexual e a falta de apetite sensual. Ela é fortemente consumida para essa finalidade, já que promete eliminar a frigidez, aumentar a sensibilidade dos órgãos genitais da mulher e o tempo de ereção do homem. Apesar de ser indicada para ambos os sexos, seus resultados costumam aparecer com maior rapidez nos homens.
Contraindicações
Crianças menores de 12 anos, mulheres gestantes ou lactantes, pessoas com distúrbios cardíacos e com glaucoma não devem consumir a catuaba.
Como consumir?
Para definir como a catuaba será preparada e utilizada, é preciso ter ciência de que você pode encontrá-la em várias formas e deve descobrir qual considera mais prática e melhor para a sua necessidade. É possível encontrá-la através de pílulas (cuja bula e posologia devem ser seguidas), tintura, cascas da planta, bebidas e catuaba ou seu pó.
No caso do pó, separe uma bebida que você goste, como um suco natural ou uma vitamina, e acrescente uma colher de sopa do pó de catuaba. Mecha bem e repita o procedimento entre duas e três vezes por dia.
Se encontrar a catuaba em bebida, é importante tomar cuidado e ler atentamente todos os ingredientes, pois muitas bebidas de catuaba contêm álcool, gengibre, cachaça e outros ingredientes ao qual seu organismo pode não se adaptar. Se encontrar uma bebida de catuaba que lhe agrade e considere saudável, consuma em pequenas quantidades uma vez ao dia.
As cascas da catuaba devem ser levadas ao fogo juntamente com meio litro de água. Tampe a chaleira e deixe ferver por 10 minutos. Aguarde esfriar e beba o chá duas vezes por dia. Ele pode ser consumido tanto quente quanto gelado.
A tintura deve ser utilizada em pequena quantidade num copo com um pouco de suco de limão e um pouco de água. Misture bem e beba uma vez ao dia.
Receitas Medicinais
Impotência Sexual
Ingredientes:
1 colher ( sopa ) de raízes secas de ginseng
1 colher de cascas de catuaba
1/2 litro de água
2 colheres ( sopa ) de mel
1 colher de cascas de catuaba
1/2 litro de água
2 colheres ( sopa ) de mel
Modo de Preparo: Em uma panela, leve o ginseng, a catuaba e água para aquecer, sem ferver. Agora desligue, coe, misture o mel e beba 1 xícara ( chá ) 2 vezes por dia
Contra Indicações: gestantes, mulheres em fase de amamentação e diabéticos devem evitar o consumo de ginseng.
Cansaço
Cansaço
Ingredientes:
1 colher (sopa) de cascas de catuaba
1 copo (250 ml) de água
2 colheres de sopa de mel
1 copo (250 ml) de água
2 colheres de sopa de mel
Modo de Preparo: Ferva a catuaba com a água. Espere amornar e coe. Adicione o mel, misture e leve ao fogo novamente, até ferver. Desligue e espere amornar. Beba metade do chá e, após 8 horas, tome a outra metade.
Adquira a catuaba na loja de produtos naturais Tudo Saudável.
Veja abaixo a matéria da USP Notícias:
Plantas colaboram com drenagem linfática e microcirculação cutânea
Conhecidas por seus supostos efeitos afrodisíacos, a catuaba e a marapuama também podem ser usadas no tratamento estético na melhora da celulite. Segundo pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, um extrato que associa as duas plantas possui propriedades que colaboram com a drenagem linfática e a microcirculação cutânea, fatores que influenciam no aparecimento das deformidades estética. “Médicos que acompanharam os estudos e voluntárias submetidas ao tratamento observaram melhora na aparência geral da pele”, conta a farmacêutica industrial Idalina Salgado-Santos.
De acordo Idalina, que estudou as duas plantas nativas brasileiras em seu mestrado, a pesquisa envolveu 40 mulheres com Hidro Lipodistrofia Ginóide (o nome científico da celulite) de grau 2 e 3, em uma escala que varia de 1 a 4, e apontou dois efeitos. O primeiro deles foi um aumento na temperatura cutânea de aproximadamente 0,6 °C (graus centígrados) em média, o que revela principalmente que a microcirculação melhorou nos locais onde esta variação foi constatada. “Os locais afetados tendem a ser regiões mais frias”, explica ela. A pesquisadora afirma que a temperatura normal nas regiões da coxa e abdômen gira em torno de 31 °C e 32 °C, enquanto os valores registrados nas voluntárias antes e depois do tratamento, respectivamente, foram de 28,5 °C, em média, e até 29,5°C.
Nestas mesmas regiões, foi observada uma ligeira diminuição nas medidas antropométricas, outro aspecto cujas alterações se mostraram relevantes. “Verificamos, em condições padronizadas de medida, reduções próximas a 1 centímetro, valores estatisticamente significativos.” Como não houve, durante a pesquisa, alteração de peso das voluntárias que pudesse influenciar nesse resultado, a conclusão foi de que a ação dos extratos melhorou a drenagem linfática, distribuindo os líquidos com maior eficácia.
Apesar de as propriedades do extrato serem compatíveis com as indicações propostas pelas indústrias que começam a comercializá-lo, Idalina recomenda cautela. “A melhora observada pode ser um pouco abaixo da expectativa do cliente, que geralmente é bastante alta.” A pesquisadora acredita que a associação do extrato com outros ativos pode resultar em maior eficiência. Derivados de castanha-da-Índia, arnica, cafeína e outras plantas poderiam complementar a ação da catuaba e da marapuama, pois possuem atividade lipolítica (quebra de gorduras), propriedades que não foram detectadas no estudo.
Tratamento
Durante 60 dias, as voluntárias utilizaram o creme com o extrato. Ao final de cada mês passaram por avaliações para medir variações no fluxo sanguíneo, na temperatura cutânea, nas medidas antropométricas, no peso e na espessura da hipoderme (grosso modo, a camada de gordura que fica logo abaixo da derme). Para evitar ao máximo interferências externas, as pacientes passaram por uma rigorosa avaliação clínica, que determinou o grau de celulite de cada uma, além de itens como o Índice de Massa Corporal (IMC), acúmulo de líquidos por conta do ciclo menstrual, hábitos alimentares e cosméticos, histórico de gestações e utilização de medicamentos, práticas de exercícios, antes e durante toda a pesquisa.
Durante 60 dias, as voluntárias utilizaram o creme com o extrato. Ao final de cada mês passaram por avaliações para medir variações no fluxo sanguíneo, na temperatura cutânea, nas medidas antropométricas, no peso e na espessura da hipoderme (grosso modo, a camada de gordura que fica logo abaixo da derme). Para evitar ao máximo interferências externas, as pacientes passaram por uma rigorosa avaliação clínica, que determinou o grau de celulite de cada uma, além de itens como o Índice de Massa Corporal (IMC), acúmulo de líquidos por conta do ciclo menstrual, hábitos alimentares e cosméticos, histórico de gestações e utilização de medicamentos, práticas de exercícios, antes e durante toda a pesquisa.
No final de 2004, alguns resultados foram apresentados no congresso da International Federation of Societies of Cosmetics Chemists (IFSCC), realizado nos EUA. A idéia é divulgar as conclusões, no próximo ano, neste evento e também no International Society for Bioengeering and Skin Congress, que também acontece nos EUA. Segundo ela, por serem acessíveis e não invasivos, os tratamentos cosméticos para celulites têm se popularizado, motivo pelo qual algumas empresas já estariam bastante adiantadas para disponibilizar comercialmente cremes que contenham os ativos.
Leia mais:
Leia mais: http://www.noticiasnaturais.com/2015/04/catuaba-combate-impotencia-sexual-celulite-tira-o-cansaco-e-melhora-a-circulacao/#ixzz3XWs2RbQp
Nenhum comentário:
Postar um comentário