segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Rotina de vida mais saudável

Melhore suas manhãs

Eu sou uma pessoa miserável nas manhãs.

Repito: mi-se-rá-vel.

Quem me conhece sabe que não é necessariamente um mau humor de dar patada em todo mundo (pelo menos nem sempre), é mais uma… falta de humor, eu diria. Acordo meio passada e permaneço assim por algumas horas, até ir voltando ao normal. Falando com amigos sobre isso, eu percebi o problema não é necessariamente bom ou mau humor, tem a ver com energia. E durante essas conversas, descobri também que existem dois tipos de pessoas no mundo, basicamente:

Fonte: estudos feitos por mim

Tenho amigos que acordam às 5, 6 da manhã no pique. Se arrumam, preparam um super café da manhã, alguns até fazem atividades domésticas, ou estudam – tudo isso antes de ir pro trabalho. E às 10 da noite estão na cama, prontos pra dormir. Outros são como eu: acordam com o nível de energia lá embaixo, e quando chega no fim da tarde ou à noite estamos a mil por hora. Eu só não limpo a casa às 11 da noite porque senão meu vizinho de baixo vai reclamar, mas nessa hora estou bem longe de ir dormir. Daí acordo podre no dia seguinte (independente do horário) e o ciclo se repete.
O fato é que um tipo de pessoa não é pior do que o outro – são apenas distribuições diferentes de energia ao longo do dia. E independente de que tipo você seja, todo mundo pode fazer com que suas manhãs sejam um pouco melhores, e com isso seremos mais positivos durante o dia. Vamos?
Na noite anterior
Arrume sua casa
Não é pra fazer faxina antes de dormir, mas aproveite uns 10 ou 15 minutos no final do dia pra garantir que você irá acordar no outro dia com uma casa minimamente organizada. Isso geralmente significa guardar o que está fora do lugar (especialmente roupas) e lavar as louças. Nada pior do que acordar e dar de cara com um monte de louça suja. Uma pia cheia dá a impressão de cozinha desarrumada e não legal acordar com essa impressão.
Prepare-se
Eu particularmente prefiro me preparar à noite e garantir que eu não tenha que sair vendo um monte de coisas logo cedo. Se eu preciso sair de manhã, eu separo a roupa que vou usar na noite anterior. Teve uma época que eu inclusive deixava o café “no jeito” – pó e água na cafeteira, era só ligar e o café estava pronto. Manhãs tranquilas, sem correria.
Dedique alguns minutos da sua noite pra garantir que as coisas estão “no jeito”:
  • roupas: se você tem filhos, isso inclui preparar uniformes e afins (tênis, casacos, etc.); e também a sua roupa – claro que você pode mudar de ideia quando acordar, mas facilita muito ter por onde começar;
  • café da manhã: mantenha os itens que você usa geralmente no café da manhã em um lugar só – uma ideia bem legal é usar uma bandeja pequena ou organizador para colocar os itens de geladeira, assim você não precisa tirar cada item, é só tirar a bandeja;
  • centro de comando: se você ainda não sabe o que são centros de comando, dá uma olhada nesse post – o ponto principal é ter um lugar onde fiquem todas as coisas que você vai precisar quando sair de casa: chaves, óculos, bolsa, papéis. Com tudo isso organizado, você não precisa ficar procurando minutos antes de sair.
Repasse sua agenda
Dê uma olhada rápida na sua agenda do dia seguinte: confirme que horas você precisa acordar, se você precisa se locomover durante o dia, se você precisa pegar algo diferente antes de sair, etc. Quando você se planeja com antecedência, evita ser pego de surpresa e ter que se estressar de manhã.

Desconecte-se
Eu sou culpadíssima disso então “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”: o ideal é que você se desconecte alguns minutos antes de dormir – desligar TV, computadores, tablets e não olhar o celular. Isso ajuda a relaxar, e consequentemente você descansa e dorme melhor.
Durma o suficiente
Tem um zilhão de pesquisas dizendo quantas horas você deveria dormir. Eu não acredito que exista um período único de sono que seja ideal pra todo mundo. Se você não se sente descansado durante o dia, tem dificuldades pra dormir, e não consegue manter uma consistência nos horários de dormir e acordar, é provável que você não esteja dormindo o suficiente. Dentro do possível, ajuste seus hábitos; permita-se descansar as horas que seu corpo e sua mente precisam.
De manhã
Acorde – de verdade
Ainda bem que eu não sei quem inventou a função “soneca”, porque eu ia socar a cara da pessoa. Pra que dar a chance de você acordar 5 vezes seguidas? Pra mim, acordar uma vez já é péssimo, mas eu insisto em apertar aquele maledeto botão 1, 2, 3, 6 vezes. POR QUE MEU DEUS POR QUE.
Eu sei que horas eu tenho que acordar, e você também sabe a hora que tem que acordar. Então vamos todo mundo parar de sofrer e acordar de uma vez. Fechado?
Movimente-se
Se você acorda no pique de se exercitar de manhã, ótimo – é o ideal. Mas se você, como eu, acorda meio que se arrastando, movimente-se como puder: leve seu cachorro pra passear, vá até a padaria. Coloque seu corpo pra funcionar e veja a luz do dia, isso vai te ajudar a acordar.
Conecte-se com sua família
Eu digo “família” mas quero dizer todo mundo que mora com você. Aproveite as manhãs para se conectar com as pessoas que moram contigo. Se os horários permitirem, tomem café juntos, façam ajustes nas agendas do dia. Conecte-se com as pessoas à sua volta antes de se conectar com o mundo virtual 
Combine um café da manhã fora de casa
Essa dica é ótima pra quem tem dificuldade pra levantar antes do horário: combine com um amigo pra tomar café da manhã em algum lugar, fora da sua casa – pode ser só uma vez por semana. Assim, você tem um bom motivo pra acordar mais cedo, sair de casa, e ainda tomar um bom café em boa companhia.
Divirta-se
Sim, suas manhãs podem ser mais divertidas. Se funcionar pra você, coloque uma música animada pra acordar. Se você curte, assista jornal. Ou um desenho. Prepare seu café da manhã com algo que seja fácil, gostoso e que te faça feliz – uma razão a mais pra você querer acordar no horário.
Gostou das dicas? Então vamos recapitular com um infográfico bacana que tá prontinho pra ser compartilhado com a galera!
Manhãs melhores a todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário