PRANAYAMA - NAKSHATRA - MEDITAÇÃO - YOGA
MEU SITE OFICIAL
Nakṣatras e a respiração
Nakṣatras (27 estrelas ou mansões lunares) são a base e o fundamento do Jyotish. Você deve ter ouvido isso antes. E eles também são a base das fronteiras dos signos, sua energia e o domínio planetário dos signos!
Quando aprendi sobre os Nakṣatras, fui ensinado a imaginá-los como as plantas e árvores que sustentam tudo nesta terra. Se houver um lago ou rio, há plantas e árvores que sustentam o rio / leito do lago, sem as quais o lago ou rio secaria. Até mesmo os vastos oceanos dependem das plantas do oceano para sustentar o ecossistema dos mares, seja a qualidade da água ou da comida e locais de descanso para as criaturas neles.
E qual é a contribuição mais vital que as plantas nos dão? Oxigênio. Agora descobrimos que até mesmo as plantas oceânicas são responsáveis por 80% da absorção de carbono, garantindo assim que o mundo seja mantido fresco e limpo.
Sendo tão importante, qual é a meditação que podemos realizar todos os dias para garantir um bom relacionamento com o Nakṣatra?
Respirando! Praticando Yoga, o Pranayama e Meditando!
Mas precisamos entender o Prāṇā. Sabemos do Yoga que Prana é a energia vital! Na China e no Japão eles chamam de Chi e/ou Ki, e na doutrina espírita de fluído cósmico universal, fluido vital ou fluido universal!
O que é respirar para nós e respirar para um peixe não é a mesma coisa, mas ambos vivemos graças à força ou energia vital (Prânica) que vem junto com o oxigênio que respiramos o tempo todo. Essa força / energia vital que é o Prāṇā, e não o oxigênio em si. E o prana que é fabricado principalmente pelo Sol, pelas Estrelas, que nos mantém vivos!
As plantas absorvem CO2, portanto, derivam Prāṇā das emissões de carbono. Todos nós vivemos de Prāṇā, e alguns podem manter Pṛāṇā neles por muito mais tempo por meio de vários exercícios respiratórios ou Pranayamas!
Existe uma prática de Prāṇāyama Kumbhaka que pode significar: reter (parar) a respiração por alguns segundos!
a) prāṇāyama implicando em estender ou atrasar o fim de prāṇā
OU
b) prāṇāyama implicando na prática de parar (Kumbhaka) ou limitar prāṇā.
Ambas as interpretações têm sua perspectiva e seu valor, mas a prática permanece basicamente a mesma.
Se Prāṇāyama ou exercícios respiratórios pretendem simplesmente prender a respiração por mais tempo, então estamos simplesmente nos preparando para o mergulho livre sem um tanque de oxigênio. Em vez disso, se realizarmos exercícios de visualização ou exercícios de mantra junto com a respiração, isso se torna adoração / meditação!
Com este propósito ou objetivo, ensinamos uma prática Prāṇāyama simples de adorar e/ou meditar em Śiva com o mantra:
ॐ नमः शिवाय शुभम् शुभम् कुरु कुरु शिवाय नमः ॐ
om namaḥ śivāya śubham śubham kuru kuru śivāya namaḥ om
Aqui, dividimos o mantra em 3 partes com base em nossa inspiração, segurando a respiração e a expiração:
Inspire: ॐ नमः शिवाय om namaḥ śivāya
Segure: शुभम् शुभम् कुरु कुरु śubham śubham kuru kuru
Expire: शिवाय नमः ॐ śivāya namaḥ om
Repita este exercício com o estômago vazio ao nascer e ao por do Sol (Surya).
Em todos os exercícios respiratórios / pranayamas, não segure a respiração por mais tempo do que você fisicamente é capaz, nem force seu coração ou pulmões desnecessariamente se você tiver problemas respiratórios ou cardíacos.
No meu Canal do Youtube eu ensino o Pranayama alternado, polarizado, que todas as pessoas podem praticar por uns 3 minutos:
Namastê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário